TRILHA URBANA BIXIGA

Trabalho desenvolvido no 8º Semestre para a disciplina: Projeto Urbano e Patrimônio Histórico.
Localização: Bixiga - São Paulo, Brasil
Ano: 2016/1
Orientação: Prof. Ma. Ivana Aparecida Bedendo
O bairro do Bixiga sofreu alterações com o passar do tempo e sua paisagem vem sendo modificada, uma vez que passaram a ser permitidas construções de edifícios mais altos e as antigas residências passaram a receber funções comerciais e de serviços para suprir as necessidades cotidianas do bairro. Outro ponto que se observa é o aumento de áreas que tem sofrido degradação, seja por falta de uso ou por falta de manutenção pública. Assim, fica evidente a necessidade e importância de intervir na área para tentar ao máximo retomar a qualidade de seus espaços urbanos e, consequentemente, na vida de quem reside ou frequenta o bairro.
O trecho no qual a intervenção é feita possui uma intensa atividade relacionada ao teatro e as atividades culturais-institucionais. Dessa forma, o projeto busca o melhor usufruto dessas atividades pela população local, através da apropriação e uso constante desses patrimônios, transformando-os em marcos referenciais tanto para o bairro como para a cidade.
Cria-se então uma trilha urbana para interligar os bens tombados nas proximidades e torná-lo um lugar específico e não somente um espaço genérico de passagem.
Ao longo do trecho, é desenhado um percurso com a padronização de calçadas, tornando-as acessíveis, e uma paginação de piso específica com um traçado de linhas coloridas, onde cada linha com sua determinada cor direciona o pedestre de forma descontraída para determinado bem tombado. É elaborada também uma programação visual histórico-turística em forma de totens informativos. Um novo mobiliário é pensado e com ele a implantação de dois parklets, ofertando assim espaços de convivência nas ruas.
Como meio de segurança aos pedestres, adota-se o "slow traffic" em frente a cada bem tombado, onde se eleva a pavimentação da pista com um material diferente, fazendo o automóvel trepidar levemente e, obrigatoriamente, a reduzir a velocidade a ponto de quase parar, colaborando para a percepção do motorista ao seu entorno.
Pensando também na segurança e vida noturna do bairro, o projeto pensa na iluminação pública ao longo de todo o trajeto e na iluminação de destaque às edificações tombadas - alusão à vocação teatral da área -, valorizando e referenciando-as.

Intervenção Casa Ramos de Azevedo, Castelinho da Brigadeiro e Casa de Dona Yayá

Intervenção Vila Itororó

Intervenção Praça Pérola Byington, Teatro Oficina e baixio de Viaduto

Detalhes e Referências
Location to be used only as a reference. It could indicate city/country but not exact address.